O IBOPE tomará providências sobre caso do R7

Posted on janeiro 23, 2010 por

0


Portais questionam emissora por ‘erro técnico’ em comparação que dá ao R7 o 2.º lugar em page views.

O IBOPE Nielsen Online afirmou nesta sexta-feira (22/1) que “as providências necessárias estão sendo tomadas” em relação ao uso que o Grupo Record fez dos dados de audiência, em comparação com outros portais de internet.

Em reportagem que foi ao ar em 17/1, o programa de TV “Domingo Espetacular” apresentou o portal R7, também da Record, como o segundo maior do país em páginas vistas (page views) e o quarto em visitantes únicos (unique visitors).

Em comunicado publicado nesta sexta-feira (22/1), o Grupo Record afirma que “não é verdade” que a matéria exibida pelo programa de TV “tenha sido distorcida em favor do R7″.

O instituto de pesquisa não especificou, no entanto, quais medidas seriam tomadas em relação ao caso.

Os portais alegam que a emissora misturou dois critérios em uma conclusão que não teria o endosso do IBOPE: ela comparou o total da sua audiência (audiência de ‘brand’, ou marca) com a audiência parcial das concorrentes.

“A comparação feita pelo R7 é tecnicamente errada”, explicou ao IDG Now! o diretor de publicidade do portal UOL, Enor Paiano. “O conteúdo é comparado de acordo com sua natureza, que é segmentada. Usamos números segmentados por notícias, cinema, música, celebridades e outros, para dar clareza ao anunciante. O R7 comparou todo seu portal – com notícias, celebridades, e outros segmentos – apenas com o UOL Notícia, o que resultou em erro.”

Paiano diz que, pelos dados de dezembro do IBOPE, levando em conta apenas o segmento “News/Current Events”, que corresponde a notícias, o R7 fica em 9.º lugar em visitantes únicos e em 7.º em page views.

Os portais UOL, Terra e Globo.com decidiram notificar a Rede Record por divulgar dados de audiência da internet de modo distorcido, informou nesta quinta-feira (21/1) o Portal Imprensa. Os portais Terra e Globo.com foram procurados pela reportagem, mas ainda não se manifestaram.
O UOL confirmou o envio de uma carta à Record, em que pede esclarecimentos sobre a comparação, e outra ao IBOPE, em que questiona o uso “fora das cláusulas de contrato” que a emissora fez dos números da pesquisa.

No comunicado divulgado hoje, a Record acusa o Portal Imprensa de “seguir a mesma lógica que condena”, ao comparar o R7 com portais horizontais como Globo.com, UOL, Terra e iG. “O R7 é um portal vertical que ainda não contempla ferramentas como e-mail, provimento de acesso, salas abertas de chat e outros serviços”, argumenta. “O R7 classifica o conteúdo de acordo com a realidade. Não trata serviços como se fossem notícias.”

Posted in: Audiencia E TV